Banda de Pífano, livro ‘Preto Ozado’ e álbum inédito dos Tincoãs no Bem Bahia

Nesta quinta-feira (13), o Bem Bahia visita o distrito de Barreira, em Araci, para conhecer a Banda de Pífano e Samba de Roda. O programa também mostra o livro de poesias ‘Preto Ozado’, de Lucas de Matos e o lançamento de um álbum inédito dos Tincoãs. O Bem Bahia vai ao ar todas às quintas-feiras, às 22h, com horários alternativos às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.

O bonde da cultura segue viagem para conhecer a Banda de Pífano de Barreira, distrito de Araci. Um dos grupos de samba de roda mais populares e tradicionais da região é comandado por Jivanete Santos, a Tia Bizunga, e já existe há algumas gerações, passando de pai e mãe para filho. A banda tem 18 integrantes, entre senhoras sambadeiras e jovens tocadores de pífano, ou pife, um tipo de flauta popular, em formato de cilindro, encontrada em diversos materiais, desde bambu até tubo PVC, responsável por seu som característico.

De volta a Salvador, o programa acompanha a repercussão do livro ‘Preto Ozado’, do escritor e comunicador, Lucas de Matos. A obra, que já passou por mãos como Ailton Krenak, Lázaro Ramos e Gilberto Gil, tem ilustrações de Silvana de Menezes e chama a atenção pelo formato das páginas no estilo flipbook. Lucas também é conhecido pelo seu projeto ‘Sarau Pôr do Sol e Poesia’, e tem realizado ações literárias em escolas públicas de Salvador.

E após 40 anos, Mateus Aleluia, remanescente do lendário trio Tincoãs, lança um novo álbum do grupo, Canto Coral Afrobrasileiro. A obra, que tinha ficado inacabada desde 1983, conta com 10 faixas, quatro delas inéditas e outras seis acompanhadas pelo Coral dos Correios e Telégrafos. Mateus e o produtor musical Tadeu Mascarenhas falam sobre o processo de realização do disco, e contam um pouco mais sobre a história do trio, também formado por Dadinho e Badu.


Acompanhe a TVE nas redes sociais:

Instragram.

TikTok.

Facebook.

Youtber.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem