Balcão Virtual da Sefaz-Ba ultrapassa 100 mil atendimentos

A plataforma de atendimento oferece nove serviços prestados pela Fazenda Estadual.

O Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos realizados. Lançada em outubro de 2021, a ferramenta de atendimento ao público da Fazenda é um serviço personalizado acessado por meio de canal on-line disponibilizado no Site da Sefaz. A comunicação com os atendentes se dá por meio do aplicativo de comunicação Microsoft Teams, que pode ser acionado via computador, notebook, celular ou tablet.

Do total de atendimentos prestados até o momento, 25% ficam por conta das emissões de DAE - Documento de Arrecadação Estadual para pagamento de tributos, 20% consistem em atendimento a demandas relativas a consultoria tributária, e 11% a orientações para emissão de nota fiscal avulsa. Os 44% restantes referem-se às demandas para serviços diversos, como consultas a andamento de processos, parcelamentos de débitos tributários, cadastramentos de destinatário/transportador e assuntos relativos a IPVA, ITD, malha fiscal, cadastro de contribuintes, acesso externo ao SEI, entre outros.

A plataforma oferece nove serviços: emissão e retificação do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento de IPVA, ICMS, ITD e Feaspol, orientações para emitir a Nota Fiscal Avulsa para pessoa física, produtor rural, MEI a não contribuintes de ICMS, cadastramento de destinatários ou transportadores no banco de dados da Sefaz, informações relativas a débitos de IPVA, parcelamento de tributos, cadastro de contribuintes, acompanhamento de processos de ITD, demandas dos serviços do Plantão Fiscal, que tira dúvidas sobre legislação tributária, e orientações sobre outros serviços da Sefaz-Ba.

"O volume de acessos registrado atesta a aprovação que a nova ferramenta já conquistou junto ao público", afirma o diretor de Atendimento da Sefaz-Ba, Moisés Piropo Junior.

 

Como acessar

A única exigência para a utilização da ferramenta é que o usuário, antes de entrar na sala, baixe gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais - Apple Store ou Google Play - no smartphone. O acesso à plataforma do Balcão Virtual ocorre a partir das 8h da manhã, quando começa o ordenamento da fila virtual. A ferramenta está disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30, exceto nos feriados.

A dinâmica de atendimento respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador. O tempo médio para resolver as questões trazidas por meio do Balcão Virtual é de quatro minutos e meio. Já o tempo médio de espera na fila virtual é de seis minutos.

 

Sigilo

O Balcão Virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado, que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo dos procedimentos. O contribuinte tem 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados, caso o atendente considere necessário. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário. Qualquer cidadão, contribuinte ou não do estado da Bahia, pode acessar o serviço, independentemente de sua localização

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem