Sesab entrega mais de quatro mil óculos para mulheres atendidas na Feira da Mulher, em Salvador

Na próxima segunda-feira (15), das 7h às 17h, mais de quatro mil mulheres que participaram da Feira Março Mulher, na Arena Fonte Nova, vão receber os óculos de grau receitados por médicos oftalmologistas após consulta. A entrega é fruto de uma iniciativa promovida pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Voluntárias Sociais da Bahia e a Organização Voluntários do Sertão.

A aposentada Joselita Monteiro, de 56 anos, e a estudante Maria Eduarda Dantas, de 10 anos, serão algumas das beneficiadas pela ação. Avó e neta estiveram na Feira Março Mulher realizada no período de 8 a 12 de março, onde realizaram todos os exames oftalmológicos e, após consulta com oftalmologista, iniciaram o processo para confecção dos óculos no espaço montado na Feira. "Foi tudo bem rápido, nós gostamos muito do serviço, o pessoal muito educado e atencioso", lembra a aposentada sobre o atendimento. Agora, as duas estarão novamente na Fonte Nova na segunda, para pegar os tão esperados óculos de grau novinhos.

Coordenador da Feira, Edvaldo Gomes explica que a ação não será voltada para a realização de exames, sendo destinada apenas para a entrega dos óculos. "Estamos montando uma super estrutura para receber todas essas mulheres que já foram atendidas pelos médicos oftalmologistas e agora ganharão os óculos de forma totalmente gratuita", explica Edvaldo.

A entrada para o espaço será feita pelo Acesso Sul da Fonte Nova, ao lado do Dique do Tororó, onde está instalada a loja do Esporte Clube Bahia. Para realizar a retirada, será preciso apresentar o canhoto entregue após a consulta oftalmológica realizada na Feira Março Mulher ou um documento de identificação com foto.

 

Mais de 35 mil atendimentos

A Feira Março Mulher contabilizou mais de 35 mil atendimentos de saúde e de cidadania. Durante os cinco dias de ação, o atendimento oftalmológico foi o que registrou maior procura, com mais de 5 mil consultas realizadas e outros 3.500 óculos entregues no mesmo dia. Entre os serviços mais procurados, além do oftalmológico, os exames de imagem também registraram grande procura. Ao todo, foram mais de 3.500 exames de ultrassonografia realizados, além de 2.680 odontológicos e outros 1.800 preventivos ginecológicos.

Além oferta dos serviços de saúde, foram oferecidos serviços de cidadania, a exemplo de emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade, de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. A ação proporcionou às mulheres o cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema Intermediação de Mão de Obra (IMO), viabilizando o acesso à intermediação de mão de obra e demais serviços do Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (Sine).

Foto: Leonardo Rattes

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem