SDE apresenta o potencial da Bahia para futuros investimentos em Energias Renováveis durante Bahia Oil e Gás

Seguindo a programação do evento internacional Bahia Oil e Gás Energy, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) esteve presente, nesta quinta-feira (25), na conferência Futuro do Refino e Petroquímica da Bahia, com a palestra sobre “O papel do hidrogênio no futuro do Polo de Camaçari”, apresentada por pelo superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães.

O superintendente destacou a importância das oportunidades para o Polo Industrial de Camaçari e o potencial eólico, solar e de biomassa nesse processo. “A parceria e o incentivo do governo baiano para com o setor industrial são de extrema importância. No futuro, as energias renováveis moverão as indústrias. Além de ser o produto mais rápido a ser entregue ao mercado, o hidrogênio verde está inserido em um processo importantíssimo de transição enérgica. Vamos caminhar para uma economia sustentável, mudando e alternando as fontes que usamos, inovando na capacidade de explorar o potencial da Bahia em reduzir a emissão de carbono”, afirmou Guimarães.

O representante ressaltou as demandas do Polo Industrial de Camaçari. “É um polo que supera as expectativas, enfrenta desafios desde que foi criado e o que acontece hoje é uma prova da capacidade de engenhar o que nós temos. Nós iremos fazer um esforço maior de desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano em todas as áreas, com estratégias para uma nova economia”, completou.


Investimentos incentivados

A Acelen, que participou do evento abordando sobre o seu suprimento perante o novo mercado de refino da Bahia, assinou um Memorando de Entendimentos com o Governo do Estado recentemente. O documento prevê um plano de investimentos de R$ 12 bilhões na Bahia para a produção de diesel verde nos próximos dez anos, com expectativa de produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis por ano.

Com protocolo de intenções assinado com o governo baiano, a Noxis Energy, também presente no evento, prevê investir R$ 5,3 bilhões para implantar uma refinaria no município baiano de Ilhéus, que será destinada à produção de gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina A (refinaria), diesel automotivo e marítimo e óleo combustível marítimo (bunker).

A SDE participou da cerimônia de abertura do evento, que iniciou na quarta-feira (24) e encera nesta sexta-feira (26). O Bahia Oil & Gas Energy 2023 é um evento internacional com foco no setor de Petróleo e Gás do estado da Bahia, que tem abordado assuntos relevantes das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e transição energética.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem