Feira Saúde Mais Perto já realizou mais de 71 mil atendimentos em 2023

A dona de casa Ednalva Carvalho, de 56 anos, foi uma das milhares de pessoas atendidas pela Feira Saúde Mais Perto, ação promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, que leva serviços de saúde e cidadania para diversos municípios do Estado. Somente nos primeiros quatro meses do ano, mais de 71 mil atendimentos já foram realizados em cinco municípios da Bahia: Salvador, Santo Amaro, Campo Formoso, Lamarão e Glória.

"Fiz exame de vista e adorei o atendimento, todo mundo muito educado e prestativo com a gente. Estávamos precisando desse atendimento, viu? Bom demais”, comemorou a moradora de Lamarão, na região Sisaleira.

A Feira oferece atendimento odontológico, consulta com oftalmologista, preventivo ginecológico e consulta com avaliação nutricional. Dentre os exames, podem ser feitos ultrassom, eletrocardiograma, raio-x, preventivo, mamografia (para mulheres de 40 a 69 anos), além de triagem para cirurgias eletivas do tipo: histerectomia (retirada de útero), vesícula, hérnia inguinal, epigástrica e umbilical. Também é possível realizar exames de laboratório, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atualizar o cartão de vacinação através do posto de imunização. Aliado a isso, o espaço também oferece serviços de cidadania através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), como a emissão de RG, CPF e registro de antecedentes criminais.

A primeira edição da Feira aconteceu na comunidade quilombola de Lajes dos Negros, em Campo Formoso, e realizou 9.390 atendimentos. A segunda etapa aconteceu no bairro de Paripe, em Salvador, e totalizou 9.469 atendimentos, seguidos pela edição de Santo Amaro da Purificação, com 11.244 atendimentos. Em março, Salvador recebeu mais uma etapa da ação, dessa vez, dedicada ao atendimento de mulheres. Ao longo de cinco dias, mais 38 mil atendimentos foram realizados. Já no município de Lamarão, mais de 7 mil procedimentos foram feitos durante dois dias.

Nos dias 28 e 29 de abril, a última etapa da Feira Saúde Mais Perto chegou ao município de Glória, no norte da Bahia. Durante os dois dias, foram realizados mais de 7 mil atendimentos entre consultas médicas e odontológicas, exames de imagem, aplicação de vacinas e encaminhamentos para cirurgias eletivas.

Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, explica que a Feira Saúde Mais Perto é mais uma ferramenta no processo de regionalização da saúde, levando atendimento de qualidade para todas as regiões do Estado. "Essa é uma ação que leva a saúde, de fato, para quem mais precisa. Conseguimos reunir em um só lugar serviços médicos, odontológicos e de cidadania, promovendo atendimento de qualidade em diversos municípios da Bahia”, afirma.

Coordenador da Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes explica que além dos atendimentos oferecidos no espaço da Feira, os moradores também são encaminhados para a realização de procedimentos mais complexos, como cirurgias eletivas. “O atendimento é completo, desde a realização dos exames até o procedimento cirúrgico. A paciente sai da Feira com todos os exames concluídos e o encaminhamento para a realização da cirurgia”, afirma Edvaldo.

 

Próximas edições

Outras etapas da Feira Saúde Mais Perto já estão programadas e devem ser realizadas em breve. "Um calendário extenso está sendo construído, com mais de 30 etapas a serem executadas em todos os territórios de identidade que compõem o estado da Bahia", adianta o coordenador. Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência. No caso de exames de ultrassonografia, é preciso apresentar a requisição médica

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem