Cedeba e Cepred promovem Caravana do Pé Diabético

O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) e o Centro de Prevenção de Deficiências (Cepred) fazem evento conjunto, reforçando orientações para pessoas com diabetes sobre os cuidados com os pés. A prevenção é muito importante, mas nos casos de amputação, o Cepred dispensa as próteses. No Cerpred também são dispensados palmilhas e sapatos especiais nos casos em que a pessoa com diabetes tenha problemas nos pés.

O evento terá quatro mesas com temas focados em ações educativas: “Pés Saudáveis sem Ferimentos”, “Pés com Lesões Pré Ulcerativas e com Ferimentos” “Exercícios para os Pés –Dispositivos descarga do Peso-Calçados” e “Garantia de Direitos: O Que Temos Disponível no SUS”.

A Mesa sobre Pé Saudáveis sem Ferimentos será conduzida pela líder de educação do Cedeba, enfermeira Ana Cláudia Perrotta, quando serão abordados, entre outros temas, o auto exame dos pés, os cuidados higiênicos dos pés e unhas, os sete comportamentos para o autocuidado. A Mesa sobre Pés com Lesões Pré-Ulcerativas e com Ferimentos terá como responsável a enfermeira do Ambulatório do Pé, do Cedeba, Mariluce Araújo Lopes Queiroz. Serão apresentadas respostas para questões importantes: Dor Neuropática: o que a pessoa com diabetes pode sentir? Pés insensíveis: como reconhecer e cuidá-los? Quando suspeitar que o ferimento está infectado?

A equipe do Cepred, com a enfermeira Dilselene Oliveira Vasconcelos, a enfermeira Lilia Marcia Santana e a assistente social Cintia Durão comporá a mesa 4, que mostrará exercícios personalizados para os pés, tipos de calçados disponíveis e palmilhas, órtese e prótese e controle de taxas.

Os direitos das pessoas com diabetes também serão apresentados. Caberá à assistente social e advogada, Júlia Coutinho, coordenadora de Atenção à Rede, da Codar, apresentar os direitos das pessoas com diabetes e insumos para controle da doença, direitos socais, encaminhamento às especialidades e acesso do usuário ao Cedeba e Cepred (cartilha do usuário).


O quê? Caravana do pé diabético

Onde? No Cedeba  (Centro de Atenção à Saúde)

Quando? Dia 18 de junho (quinta-feira), das 8 às 12 hora

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem