TVE exibe documentários sobre desafios na alimentação escolar indígena

Na próxima quarta (19), às 17h30, a TVE apresenta os documentários inéditos ‘O Tekoha e o Prato Escolar: o Pnae na Aldeia Teýikue’ e ‘A Roça, O Rio e Os Degraus: Alimentação Escolar Indígena No Alto Solimões’, ambos realizados pela Fian Brasil. A exibição faz parte da programação especial do abril indígena da TVE, e vai ao ar também em horários alternativos na sexta-feira (21), às 20h, e na terça-feira (25), às 17h30.

Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas, a Fian Brasil monitora comunidades locais e tradicionais sob o risco de vulnerabilidade alimentar. Os documentários retratam iniciativas para o cumprimento de duas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae): a adequação do cardápio à cultura de cada comunidade, e a prioridade para agricultores familiares indígenas no fornecimento.

‘O Tekoha e o Prato Escolar: o Pnae na Aldeia Teýikue’ mostra dois projetos de Educação Alimentar e Nutricional (EAN): o Sabor da Terra, com preparo de pratos típicos pelas/os estudantes e famílias; e a Unidade Experimental Poty Reñoi, em que crianças e adolescentes plantam, cuidam, colhem e provam do que cultivaram.

Já o filme ‘A Roça, O Rio e Os Degraus: Alimentação Escolar Indígena No Alto Solimões’ traz relatos do dia a dia nas Escolas Municipais Indígenas (EMIs), Eware Mowatcha e Ngetchutchu Ya Mecü, em que a produção local tem seu espaço, mas a alimentação escolar escasseia ou falta em vários momentos

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem