Sepromi faz balanço das ações na Micareta de Feira

A tradicional Micareta de Feira de Santana terminou, neste domingo (23), sem registro de ocorrências de racismo e intolerância religiosa. A unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), esteve presente durante os quatro dias de evento, com uma equipe multidisciplinar preparada para prestar apoio social, psicológico e jurídico em casos de violência racial e religiosa.

A mobilização contou ainda com a distribuição de peças gráficas da campanha 'Racismo não é fantasia, não é cantada, não é brincadeira. Racismo é crime!', que teve grande aceitação do público que participou da festa. “Levamos informações qualificadas para que as pessoas possam identificar atos de racismo e intolerância religiosa e saibam como denunciar. Além disso, demonstramos que o Governo do Estado está a postos e atuante em caso de qualquer violação de direitos humanos”, avalia a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

No total, 350 pessoas estiveram na unidade móvel e no posto de atendimento da Sepromi no Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que também funcionou no circuito da festa. O equipamento itinerante recebeu visitas institucionais da Coordenação Estadual de Políticas para a Juventude, Ronda Antirracista da Polícia Militar, Programa Corra Pro Abraço, Secretaria Estadual de Políticas Para Mulheres, Defensoria Pública do Estado da Bahia, Prefeitura de Feira de Santana e Superintendência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Manoel Dias da Silva, nº 2.177, na Pituba, em Salvador. Além do atendimento presencial, ocorrências de qualquer município baiano podem ser encaminhadas ao Centro por telefone (3117-7448) e e-mail (cr.racismo@sepromi.ba.gov.br)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem