SDE comemora lançamento do novo Laboratório de Desenvolvimento da Produção do SENAI CIMATEC

O equipamento está instalado no CIMATEC Park, no Polo Industrial de Camaçari

A Bahia conta com um dos mais avançados equipamentos para realização de testes nas áreas de óleo e gás em condições do pré-sal. O CIMATEC Park lançou o Laboratório de Desenvolvimento da Produção (LDP), no Polo Industrial de Camaçari, que irá atuar no desenvolvimento e qualificação de novas tecnologias, equipamentos e sistemas para exploração de petróleo na quinta-feira (13). O Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, representou o Governo do Estado durante o evento.

O gestor destacou a importância do LDP para o desenvolvimento da indústria do estado. “O SENAI CIMATEC sai mais uma vez na frente na produção de novas tecnologias. O laboratório mostra que estamos na vanguarda do desenvolvimento. Tenho certeza de que essa inciativa irá elevar a nossa indústria a outro patamar, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, disse Almeida, destacando o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com o desenvolvimento da indústria baiana.

Com um investimento de cerca de R$ 500 milhões, o LPD é uma iniciativa do SENAI CIMATEC em parceria com a Petrobras, a Shell e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O presidente da Federação das Indústrias do Estado Bahia (FIEB), Ricardo Alban, destacou a importância dessa parceria. “Temos um sentimento de reconhecimento e gratidão por tudo que alcançamos neste momento, através dessa parceria. O laboratório irá fortalecer a indústria nacional, gerando emprego e desenvolvimento”, pontuou.

Também participaram da solenidade o Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), André Joazeiro; o gerente geral de Inovação da Shell, Olivier Wambersie; o diretor da ANP, Daniel Vieira, e a gerente executiva da Petrobrás, Maisa Goulart.

CIMATEC Park é um campus inaugurado em 2019 nem uma área de 4 milhões de metros quadrados, no Polo Industrial de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, que está na terceira etapa de ampliação. O projeto prevê, em até 30 anos, cerca de mil edificações no local (atualmente são 11 galpões industriais), uma avenida do conhecimento com universidades parceiras, centros de pesquisa, startups e um parque empresarial com empresas que demandem infraestruturas customizadas para testar novos projetos

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem