Deusas e Rainhas afro, Gerônimo e percussão no Bem Bahia

Nesta quinta-feira (08), o Bem Bahia mostra o encontro das Deusas e Rainhas da velha guarda que participaram de premiações em blocos afro. O programa também destaca a influência dos tambores nos gêneros carnavalescos e os setenta anos de Gerônimo. O Bem Bahia vai ao ar todas às quintas-feiras, às 22h, com horários alternativos às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 20h30.

A dança é um ato de expressão e resistência dos blocos afros, que transmitem a luta do povo negro na sua diversidade de ritmos. A equipe do Bem Bahia reuniu Deusas e Rainhas dos antigos carnavais para falar sobre a dança dos blocos afros, relembrar grandes momentos e contar um pouco da trajetória de cada uma delas. O encontro foi realizado no Xirê das Deusas, localizado na Funceb, com demonstrações de dança dos blocos.

Um dos maiores artistas da Bahia, Gerônimo, completou setenta anos. Responsável por uma das maiores canções que definem a Bahia, “É D’Oxum”, o cantor é considerado um dos maiores ícones da música baiana, trazendo os ritmos caribenhos para o carnaval da Bahia. O programa destaca os melhores momentos de um show comemorativo que aconteceu em Salvador.

O programa destaca a influência dos tambores baianos presentes nos terreiros, no toque e na musicalidade do gênero carnavalesco. Ao som do maior símbolo de percussão que traz alegria e identidade à música baiana, a equipe do Bem Bahia conversou com Kheindê, percussionista do Ilê, que faz uma breve demonstração da força que a percussão baiana promove em diferentes ritmos.


Acompanhe a TVE nas redes sociais:

Tik Tok.

Facobook.

YouTube.  

Twitter.


Serviço:

Bem Bahia na TVE

Quando: Quinta-feira (08), às 22h. Reapresentação: sexta-feira (09), às 19h e domingo (12), às 20h30

Onde: TVE e TVE Onlile.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem