Empório da Agricultura Familiar inaugura restaurante no Mercado do Rio Vermelho

Os visitantes do Mercado do Rio Vermelho agora contam com mais um espaço gastronômico. Foi inaugurado, nesta sexta-feira (27/01), o Restaurante do Empório da Agricultura Familiar, localizado na praça de alimentação do mercado. Todos os pratos são elaborados com produtos da agricultura familiar de diversas regiões do estado. O cardápio, assinado pelo chef de cozinha do Instituto Ori, Caco Marinho, foi apresentado a convidados. No local, será servido almoço (todos os dias) e também café da manhã (sábados e domingos).

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, esteve presente à inauguração e destacou a importância do Empório para a valorização do agricultor e agricultora familiar. "A Bahia tem um papel fundamental na agricultura familiar e esse é mais um Empório da agricultura familiar para que a gente possa estar valorizando e fortalecendo os alimentos feitos com amor e respeito para os cidadãos baianos”.

O cardápio do Restaurante traz pratos como Carneiro Atolado - ensopado de carneiro cozido com cerveja de licuri, atolado, com o seu molho, no purê de aipim perfumado com o aroma amendoado do licuri torrado. Galinha caipira - servida com o pirão do seu caldo, engrossado com a farinha de Copioba e um molho lambão de dar suadeira. Outro prato disponível é o Baião de Fumeiro, arroz bem puxadinho no alho, feijão verde, pimentão, tomate, cebolinha e coentro fresquinhos, bacon, choriça e lombo de porco defumados e o queijo de cabra.

A primeira-dama do Estado, professora Tatiana Velloso, ressaltou que o espaço é resultado das políticas públicas do Governo do Estado, que visibiliza a riqueza do estado, a partir dos alimentos da agricultura familiar. “Nesse momento de combate à fome temos duas perspectivas importantes: reafirmar a importância da agricultura familiar, que garante o abastecimento interno do país, e, por outro lado, promover o desenvolvimento territorial, com geração de renda e trazendo inclusão às comunidades tradicionais, nossos povos originários, comunidades quilombolas, assentados e assentadas de reforma agrária, das mulheres, da juventude, dos povos dos rios, das águas e das florestas”, explicou.

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão no espaço de 138 metros quadrados, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O espaço está sob a gestão da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Federação Unicafes Bahia).

Para o titular da SDR, Osni Cardoso, o Empório é mais uma realização da agricultura familiar, ampliando os espaços de comercialização para que mais pessoas possam conhecer e comprar os saborosos produtos. “É bom lembrar que escolher o seu alimento também é uma decisão política, que fortalece e traz renda ao agricultor e agricultora familiar.”

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o restaurante tem o conceito da agricultura familiar e que os pratos servidos são tipicamente da agricultura familiar. “A galinha caipira, os cortes de cordeiro e todos os acompanhamentos que fazem parte desse prato. E esse é um atrativo que se incorpora à loja conceito que foi montada aqui no Empório. Essa diversidade de produtos da agricultura familiar é uma síntese de tudo o que foi feito ao longo desses 16 anos. A agricultura familiar mostrou que tem capacidade de responder aos investimentos, não só apenas no contexto da agricultura, mas em tudo o que ela representa, desenvolvendo a economia dos municípios”.

 

Loja Boutique

Além do restaurante, o Empório da Agricultura Familiar comercializa cerca

de 300 produtos, entre eles, ovos de galinhas caipiras, flocão de milho não-transgênico, cafés, chocolates, biscoitos, cervejas artesanais, mel, doces diversos, carnes, petiscos, iogurtes, polpas de fruta, entre outros alimentos cultivados de forma agroecológica e com sustentabilidade, por cooperativas baianas.

"Com o apoio do Governo do Estado, nós estamos conseguindo espaços como o desse Empório, e outros de comercialização que nós temos no estado da Bahia, para colocar os nossos produtos da agricultura familiar no lugar de destaque que eles merecem”, destacou Regina Dantas, presidente da Federação Unicafes Bahia.

O horário de funcionamento do Empório é o mesmo do Mercado do Rio Vermelho, de segunda a sábado, das 7h às 18h, e, aos domingos e feriados, das 7h às 14h

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem