Turismo interno no Brasil é o melhor caminho

A cada ano, governos fazem campanha no exterior para trazer turistas ao Brasil. São campanhas caras e que atraem um público especifico, a depender do que se quer no momento.

Nós já tivemos campanhas que atraíram os Argentinos. Que segundo matérias da época, “invadiram as estradas”, inclusive causando em boa parte, “multas” por excesso de velocidade em seus veículos.

Também tivemos a busca por Americanos. Estes, em sua grande maioria, vieram em busca de praia e pouco visitaram os nossos atrativos culturais. Vieram aqui e saíram feito “camarões” de tão vermelhos que ficaram com o Sol escaldante do nosso litoral.

E os europeus? São a minoria dos turistas que importamos em busca de uns trocados. São conhecidos por contar dinheiro, dormir em albergues e pechinchar muito.

Mas, segundo um estudo feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Fundação Getúlio Vargas este ano de 2022 o setor terá uma movimentação de US$ 122,28 bilhões, o que representará 7,6% do PIB brasileiro.

O mesmo estudo mostra que com o “fim” da pandemia do COVID-19, que restringiu a circulação de turista no país, agora há Brasileiros viajando para conhecer as belezas que estão perto de cada um. O preço das passagens aéreas e a dificuldade em conseguir vistos para outros países, também ajudaram para que isto esteja acontecendo.

Uma das coisas que aprendi na faculdade, quando cursei Turismo, já que trabalho com eventos a trinta e dois anos, é que os atrativos turísticos que estão perto da gente são aqueles que mais recebem visitantes. E estas pessoas moram na cidade vizinha, fazendo o “bate e volta”, no seu Estado ou na periferia de onde se vive. O certo é que gastam muito.

Investir milhões para atrair turistas internacionais é um gasto para poucos. O que precisamos mesmo é que sejam feitas campanhas nacionais para que o Brasileiro conheça as diversas formas de culturais existentes, os atrativos do Nordeste, e não só as praias, a história de Minas Gerais que está em cada cidade, o Norte com toda a sua cultura e a Amazônia para ser explorada, o Sul e Sudeste que nos brinda com seu clima. O turismo interno é a saída para o setor. E o pós pandemia mostrou isso. O Brasil precisa ser apresentado ao Brasileiro.

Em 2022 os turistas brasileiros viajaram mais internamente que para o exterior, e ainda há o benefício de que o dinheiro circula por aqui. Investir no turismo interno é a saída para o setor.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem