A cada ano, governos fazem campanha no exterior para trazer turistas ao Brasil. São campanhas caras e que atraem um público especifico, a depender do que se quer no momento.
Nós já tivemos campanhas que atraíram
os Argentinos. Que segundo matérias da época, “invadiram as estradas”,
inclusive causando em boa parte, “multas” por excesso de velocidade em seus
veículos.
Também tivemos a busca por Americanos. Estes, em sua grande maioria, vieram em busca de praia e pouco visitaram os nossos atrativos culturais. Vieram aqui e saíram feito “camarões” de tão vermelhos que ficaram com o Sol escaldante do nosso litoral.
E os europeus? São a minoria
dos turistas que importamos em busca de uns trocados. São conhecidos por contar
dinheiro, dormir em albergues e pechinchar muito.
Mas, segundo um estudo feito
pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Fundação
Getúlio Vargas este ano de 2022 o setor terá uma movimentação de US$ 122,28
bilhões, o que representará 7,6% do PIB brasileiro.
O mesmo estudo mostra que com
o “fim” da pandemia do COVID-19, que restringiu a circulação de turista no
país, agora há Brasileiros viajando para conhecer as belezas que estão perto de
cada um. O preço das passagens aéreas e a dificuldade em conseguir vistos para
outros países, também ajudaram para que isto esteja acontecendo.
Uma das coisas que aprendi na faculdade,
quando cursei Turismo, já que trabalho com eventos a trinta e dois anos, é que os
atrativos turísticos que estão perto da gente são aqueles que mais recebem
visitantes. E estas pessoas moram na cidade vizinha, fazendo o “bate e volta”,
no seu Estado ou na periferia de onde se vive. O certo é que gastam muito.
Investir milhões para atrair
turistas internacionais é um gasto para poucos. O que precisamos mesmo é que sejam
feitas campanhas nacionais para que o Brasileiro conheça as diversas formas de
culturais existentes, os atrativos do Nordeste, e não só as praias, a história
de Minas Gerais que está em cada cidade, o Norte com toda a sua cultura e a Amazônia
para ser explorada, o Sul e Sudeste que nos brinda com seu clima. O turismo
interno é a saída para o setor. E o pós pandemia mostrou isso. O Brasil precisa
ser apresentado ao Brasileiro.
Em 2022 os turistas brasileiros
viajaram mais internamente que para o exterior, e ainda há o benefício de que o
dinheiro circula por aqui. Investir no turismo interno é a saída para o setor.
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