Casa de Mel é entregue a apicultores de Serra do Ramalho

Apicultores e meliponicultores de Serra do Ramalho e região, no território Velho Chico, agora contam com uma unidade de beneficiamento de mel, inaugurada nesta semana, e que já e está em pleno vapor.

A unidade é da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Agrovila 20 e obteve investimentos do Estado da Bahia, via projeto Bahia Produtiva, no valor de R$ 611,4 mil. Também foram entregues equipamentos para a produção e kits apícolas, e foi realizada a criação de identidade visual, marca, embalagem e rótulos. Além disso, os apicultores contam com o serviço de Assistência técnica e Extensão Rural (ATER).

A associação tem 23 anos de existência e vem desenvolvendo a agricultura familiar de Serra do Ramalho, com a apicultura como principal atividade dos agricultores associados, que tinha a sua produção processada em uma casa do mel adaptada, sem inspeção.

A unidade tem capacidade de produção de 50 toneladas de mel e possui o Selo de Inspeção Estadual (SIE), que garante a inspeção, fiscalização e controle dos produtos de origem animal, quanto aos aspectos higiênico-sanitários e tecnológicos contribuindo para a oferta de produtos com qualidade para o consumo humano.

O principal produto comercializado pela Associação é o mel a granel, por meio da Cooperativa dos Apicultores do Médio São Francisco (COOPAMESF), e o excedente no mercado local e regional. As principais atividades são recepção das melgueiras, processamento, padronização, e comercialização da produção dos apicultores de Serra do Ramalho.

Para a presidente da associação, Deliane Rebouça, a expectativa é grande. “Com a unidade, vamos poder beneficiar maior quantidade de mel e com mais qualidade”.

O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com confinanciamento do Banco Mundial

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem