Culinária, músuca e artesanateo fizeram parte do Festival Gastronômico Lagos e Cânions do São Francisco

 


O 1º Festival de Gastronomia Lagos e Cânions do São Francisco, realizando neste fim de semana, foi um sucesso. Com grande participação do público, o evento, que aconteceu no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, reuniu culinária, música e artesanato, com foco principal para os sabores da região.

A ação aconteceu com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, e a Prefeitura de Paulo Afonso, através das secretarias de Turismo, Indústria e Comércio (Setic) e Cultura e Esporte (Seculte). O vice-prefeito Marcondes Francisco representou o prefeito Luiz de Deus. "Esse é um evento que traz visibilidade para os empreendedores porque oportuniza que as pessoas que circulam degustem e conheçam os produtos da região", diz Marcondes.

Durante os dois dias, o público conheceu e provou os sabores da região através dos estandes com comidas e da cozinha show, além de prestigiar e adquirir também produtos do artesanato local. "Com o apoio do Governo do Estado fomos presenteados e a Prefeitura fez o seu papel de organizar e estruturar para que esse evento crescesse mais ainda. Nesse final de semana tivemos essa feira gastronômica que cresceu de uma forma a se tornar uma feira realmente turística, pois hoje nós não só temos a gastronomia, mas também temos toda a equipe de artesanato da cidade que vem sendo reforçada e estruturada, toda a parte cultural com artistas locais dando um show. Os donos de restaurantes participaram e puderam mostrar o que eles têm de bom nos seus estabelecimentos e a população a partir daqui vai ficar interessada em conhecer, então movimenta e gera renda. A intenção maior é tornar essas pessoas visíveis", explicou o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Nino Rangel.

Na cozinha show houve a participação dos mestres Clodomiro Tavares (professor da Unisa), Suely Cristina (Sparttacus), Jane (Janny Buffet) e Luiz Carlos D'Angio,Angecila (Restaurante Angicos). Eles realizaram apresentações de pratos típicos com transmissão via sinal de televisão para os presentes e degustações, com dicas de mesa posta da loja Mercearia, com Solange Monteiro.

"Tenho certeza que a intenção do Governo do Estado é sempre estimular a participação da sociedade em eventos públicos, assim como também da Prefeitura de Paulo Afonso. O nosso papel é acolher esses eventos que são muito importantes para a nossa cidade; é um evento que soma, que traz ensinamentos porque muitos dos professores que participaram ofereceram curso gratuito para que as pessoas que prestigiaram possam aprender e empreender no futuro, assim como também tem vários estandes com artesanatos vendendo os produtos da região e isso é muito importante", falou o secretário de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira.

Na programação, artistas locais também subiram ao palco e mandaram brasa no repertório, embalando o público presente.Se apresentaram no dia 30, Kalangos do Sertão, Fábio Jean, a Ilha, Mofaia e Lacalle. Já no dia 1º, a animação ficou por conta de Duda Rodrigues, Emilly Sandes e Tonelada.

De acordo com o diretor de Projetos e Fiscalização da Secretaria de Turismo da Bahia, Lucas Prado, que representou o Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacellar, o evento foi sensacional. "Tenho ido em alguns locais na Bahia e esse evento gastronômico teve uma proporção bem positiva para Paulo Afonso e região, onde abrange Glória e Santa Brígida. Observei a cozinha show com os pratos sendo feitos na hora, então estão todos de parabéns. Vamos continuar com essa parceria e estamos tentando expandir para outras cidades da região", ressaltou.

Por: Ascom/PMPA.

Foto: Caio Roque.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem