Espanha revoga reforma trabalhista como a que foi implantada no Brasil para resgatar os direitos dos trabalhadores e acabar com a precarização e desemprego no país

 A Espanha deu um passo importante para reestabelecer os direitos dos trabalhadores extinguidos com a nefasta reforma trabalhista de 2012.

Foto Reprodução

Esta nova reforma trabalhista visa resgatar os direitos dos trabalhadores, retirados em 2012, inclusive a lei espanhola  que está sendo abolida, serviu de base para que o governo brasileiro criasse e implantasse essa reforma em 2017, que criou os trabalhos intermitentes e facilitou a precarização do trabalho, prejudicando o trabalhador com a desculpa de que ajudaria a diminuir o desemprego.

A Espanha quer agora acabar com os abusos cometidos por empregadores que se aproveitaram da reforma abusando das terceirizações e trabalhos temporários, sem gerar vínculo empregatício e estimulando o desemprego e subempregos no país.

A nova lei trabalhista agora tenta resgatar os direitos perdidos pelos trabalhadores e impor limites nas empresas e empregadores abusivos.

O Primeiro-ministro Pedro Sánchez, do partido socialista, chefia coalização que costurou acordo por nova legislação, para tentar diminuir uma das maiores taxas de desemprego do bloco econômico europeu, atingindo 14,5%.

O decreto-lei de proíbe ainda demissões de funcionários por motivos econômicos e institui de forma permanente o Expediente de Regulação do Trabalho Temporário. A medida foi criada durante a pandemia para evitar que trabalhadores percam o salário e o emprego devido à suspensão da atividade nas suas empresas.

Outro fator importante foi a volta da negociação dos acordos coletivos, que antes fora eliminado e passou a vigorar novamente no país.

Por Kátia Figueira de Oliveira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem