Câmara quer criar CPI da offshore para investigar Guedes

 A bancada de oposição ao Governo Bolsonaro se articula para instalarem uma CPI contra Paulo Guedes, o Chicago Boy do presidente.

Os parlamentares ingressaram com o requerimento nesta terça-feira (5), para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)- sobre benefícios indevidos de investimentos pessoais feitos pelo ministro.

Foto Reprodução

Paulo Guedes foi denunciado em uma série de reportagens investigativas denominada Pandora Papers, que acusou o ministro de possuir uma offshore em paraíso fiscal, coisa que é contra os regimentos internos do governo, conforme noticiamos em nosso site que você pode ler aqui.aqui.

No requerimento apresentado, os parlamentares ressaltam a importância de apurar os ganhos do ministro como, por exemplo, alta na taxa de câmbio desde 2019, quando ele assumiu a pasta da Economia, dada por Bolsonaro.

Os denunciantes requerem investigar sobre os supostos crimes de conflito de interesse, manipulação da economia para benefício próprio, improbidade administrativa e evasão fiscal, visto que estes recursos não eram aplicados no país.

Os deputados citaram o caso de David Cameron, ex-primeiro ministro do Reino Unido, envolvido num esquema de offshore no Panamá, onde era acionista junto com seu pai.

 Cameron se demitiu do cargo, três meses depois que foi descoberto seu offshore.

Para que a CPI seja aprovada é necessário 171 assinaturas, que a bancada espera recolher e dar continuidade ao caso.

Por Kátia Figueira de Oliveira

Fonte: Congresso em Foco

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem