Bolsonaro vai discursar contra o Novo Marco Temporal na abertura da Assembleia Geral da ONU



Adriano Machado/Reuters

Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas será em Nova York na próxima semana. Tradicionalmente, o presidente brasileiro faz o discurso de abertura.

Na próxima terça-feira, estarei na ONU, participando do discurso inicial daquele evento. Lá teremos verdades, teremos a realidade do que é o nosso Brasil e do que nós representamos verdadeiramente para o mundo” - Jair Bolsonaro em discurso hoje (17), durante evento em Minas.

Marco temporal

Bolsonaro tem criticado a hipótese de um novo Marco Temporal, que aumentaria a área de reserva indígena. O tema está em análise no Supremo Tribunal Federal, mas o presidente da República promete defender, em seu discurso na ONU, a manutenção do Marco Temporal nos moldes atuais. 

O produtor rural tem que se preocupar com isso. Esse novo marco não só abala nosso agronegócio como coloca em risco a segurança alimentar no Brasil e no mundo.”

Bolsonaro pressiona para que sejam mantidas as demarcações de terras indígenas com base nas delimitações feitas antes da Constituição Federal de 1988. Lideranças indígenas e ambientalistas criticam a medida, alegando que a restrição pode expulsar os indígenas das terras onde vivem.

A preocupação de diplomatas e figuras mais moderadas da área do governo é de que o posicionamento pró-ruralista adotado por Bolsonaro agrave as cobranças internacionais sobre a atuação do governo brasileiro em prol dos indígenas e da preservação ambiental.

A expectativa, no entanto, é de que o discurso do presidente na abertura da Assembleia da ONU tenha um tom mais moderado, focando na necessidade de se cumprirem as metas estabelecidas na Cúpula do Clima.

Carla Kunze com informações do R7



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem