Território Litoral Sul recebe plano de ação para dinamizar a economia dos municípios


Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) se reuniram com gestores dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima), para apresentar a estratégia do Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, que tem o objetivo de integrar e qualificar os processos de gestão e de execução das políticas públicas para a agricultura familiar. A reunião aconteceu, nesta sexta-feira, (13), no município de Camacan, Território Litoral Sul, quando foi apresentado um plano de ação para dinamizar a economia dos municípios que participam do Consórcio.

Serão firmados novos convênios com o consórcio para a regularização fundiária, inspeção municipal e kits produtivos para levar melhorias na produção e renda para agricultores familiares que desenvolvem atividades nos sistemas produtivos da mandiocultura, cacauicultora, avicultura, piscicultura. Um investimento de cerca de R$6 milhões.

O consórcio já possui contrato do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), executado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), e o Território Litoral Sul já possui investimentos das unidades da SDR, a exemplo da requalificação do laticínio em Jussari, construção de uma nova planta industrial em Canavieiras, novo equipamento para processamento de mandioca em Mascote, Camacã e Arataca e no sistema produtivo da psicultura em Camacã. 

O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, explicou que a discussão central foi uma política de desenvolvimento socioeconômico a partir do rural: “Fizemos uma estratégia de interagir os novos investimentos com os já existentes. A ideia é dinamizar a economia dos municípios, a partir do rural. A aceitação foi excelente, uma adesão de 100% das prefeituras, inclusive com ampliação do contrato de ATER, onde os municípios vão investir em mais técnicos para difundir essa tecnologia nova de integração das políticas públicas” 

Serão beneficiados os municípios de Jussari, Itaju do Colônia, Santa Luzia, Camacã, Canavieiras, Una, Arataca, São José da Vitoria, Pau Brasil e Mascote.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem