Presidente bloqueia jornalistas no Twitter e STF dá 10 dias para ele se explicar

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo-Abraji, entrou com uma ação no STF. A ação visa impedir que o Presidente bloqueie jornalistas no Twitter como acontece com frequência.
Um levantamento feito pela entidade aponta que 133 jornalistas já foram bloqueados por autoridades públicas no twitter desde setembro de 2020. Somente no perfil de Bolsonaro, 71 jornalistas foram bloqueados, dificultando o trabalho da imprensa, já que o presidente costuma utilizar o perfil como canal oficial do seu mandato.
“A ação chama atenção para que o presidente utiliza as redes sociais como canal de diálogo com a sociedade civil, divulgando ações do poder público como construção de obras, processos de desburocratização, monitoramento da pandemia de covid-19 e até mesmo a nomeação de ministros”, afirmou a Abraji em comunicado.

 “O interesse público na conta do presidente reforça que bloqueios a jornalistas configuram restrição de acesso a informações públicas, direito garantido pela Constituição Federal”, diz. Levantamento da Abraji aponta que Bolsonaro bloqueou os seguintes canais em ordem cronológica: The Intercept Brasil, Diário do Centro do Mundo, Aos Fatos, Congresso em Foco, Repórter Brasil e O Antagonista. 
Os últimos 3 foram bloqueados em junho deste ano.

 Foto: ANDRÉ COELHO/FOLHAPRESS — 8.3.2020 
Fonte: Poder 360 
 Texto: Kátia Figueira de Oliveira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem