Bolsonaristas usam robôs no twitter para alavancar voto impresso

Para propagar que o voto impresso é o melhor para o país e defender sua ideia de que urnas eletrônicas podem ser fraudadas, o presidente Bolsonaro convocou seus apoiadores para sustentar sua ideia bizarra.

Todos sabem que as urnas eletrônicas são seguras, e que não houve fraude. Essas falas de Bolsonaro só reforçam a forma como ele instiga as pessoas a acreditarem em suas suposições infundadas.


Robôs no Twitter

Para defender a ideia do voto impresso, a rede bolsonarista usou de artificios nada democráticos para emplacarem sua hashtag no twitter: O uso de robôs.


A hashtag "brasilpelovotoauditavel" foi usada 2.444 vezes, segundo a plataforma Bot Sentinel. É o recorde do ano.

O uso de robôs e de perfis fakes fazem partes das estratégias antidemocráticas de grupos alinhados ao governo federal, que tentam emplacar as ideias do presidente nas plataformas digitais. É um mecanismo usado para enganar o eleitor e deve ser combatido.

Bots já foram usados para espalhar fake news e a rede de ações bolsonaristas não tem medo de usar qualquer ferramenta que possa enaltecer o presidente, mesmo que de forma ilegal.

Voto impresso auditável

Bolsonaro defende que cada voto realizado na urna eletrônica seja impresso e depositado numa urna de acrílico. A ideia é que se houvesse mesmo uma suspeita de fraudes eles poderiam ser auditáveis.

O problema é que essa proposta coloca em risco a questão do voto secreto. Caso ocorresse um problema na urna e fosse necessária a intervenção nos votos impressos, isso daria margem para que o voto deixasse de ser secreto.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem