Médico Cubano se destaca no trabalho em Canindé



Quando a presidenta Dilma Roussef (PT0 em 2013 lançou o programa “Mais Médicos” com o objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior do Brasil onde profissionais do país se negavam a ir às periferias das grandes cidades. O programa levou 15 mil médicos para as áreas onde faltam profissionais e em sua esmagadora maioria eles eram cubanos.

A chegada desses profissionais fez uma revolução no atendimento que eles faziam as pessoas que antes não tinham assistência médica diária. Por todo o país surgiam notícias da forma profissional como os cubanos atendiam.

Isto criou uma ciumeira grande entre os profissionais brasileiros da saúde que, acostumados a exigirem um tratamento das pessoas, como se fossem “deuses do olimpo” encastelados em redomas de vidros e intocáveis.

Mas com a chegada ao poder do atual presidente Jair Bolsonaro, profissionais brasileiros começaram a tratar médicos cubanos a ponta pés. O resultado foi que Cuba anunciou no dia 14 de novembro de 2018, por meio de uma nota divulgada pelo Ministério de Saúde local, a saída do programa Mais Médicos.

O retorno dos profissionais se fez necessário. Mas alguns preferiram ficar no Brasil e tentar a sorte na área. Este é o caso do médico Onix Martinez, que hoje trabalha na Unidade de Saúde Hilda Fernandes, no centro da cidade.

É comum ouvir das pessoas que são atendidas pelo médico elogios da forma como são atendidas por ele. “Ele atende e dá atenção a todos. Nem parece ser um médico. Parece mais alguém da nossa família”, disse uma senhora na calçada a sua filha e que fez questão de informar ao Site. “Se todos os médicos fossem assim, não teria reclamação na saúde”, disse a filha.

Outros pacientes informam que Martinez é sempre um dos primeiros a chegar ao trabalho e um dos últimos a sair. “O Dr. só deixa a unidade quando o horário se encerra”. “Ninguém quer que ele saia daqui. Ele nunca se negou a atender pacientes aqui”, disse Dona Risalva.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem