A alma chora. (Por Emiliano José)

A alma chora. 

Sofremos nosso luto e celebramos uma vida inteiramente dedicada aos povos do mundo, sobretudo ao povo da Ilha de Cuba. 

Fidel Castro se fue. 
Es a partir de hoy un ser encantado. 

Que encantou o mundo com sua inexcedível coragem, com a defesa dos melhores sonhos da humanidade, com a intransigente defesa do socialismo. 

Hasta la victoria sempre, comandante. 

Sua herança é muito maior do que deixar Cuba como a melhor educação da América Latina. 

Com a melhor saúde. 

Um país que sob sua liderança resistiu ao Império sem nunca vacilar, que o derrotou quando da Invasão da Baía dos Porcos. Que o derrotou sempre, sem nunca se dobrar.

Sua herança principal, no entanto, é a de que os sonhos só valem quando são vividos, a vida só vale a pena quando procuramos fazer valer os sonhos de justiça, igualdade, socialismo. 

Foi um exemplo pra minha geração. 

Estrela-guia.

Muitos dos que largamos tudo para nos dedicarmos à luta revolucionária o fizemos inspirados em seu extraordinário exemplo. De Sierra Maestra veio tanta inspiração...

Os doutos podem criticá-lo, e podem ter razão em muitas coisas. Só não erra quem está ausente da luta. 

Agora, ele se vai nos deixando um legado para nunca ser esquecido. 

Estará para sempre presente no coração dos povos. 
E no meu... #MemoriasEmiliano

Emiliano José é jornalista, professor de jornalismo e ex-deputado federal pelo PT.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem