3° Encontro dos Fóruns Municipais de Educação é encerrado com eleição de representantes e aprovação de carta propositiva



O 3° Encontro dos Fóruns Municipais de Educação da Bahia foi encerrado, neste sábado (9), no Hotel Fiesta, em Salvador, com a eleição dos representantes dos fóruns municipais de educação e aprovação da carta propositiva do encontro. O evento, que reuniu coordenadores dos fóruns municipais de mais de 200 municípios baianos, integrou a 4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED 2022), realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Fórum Estadual de Educação (FEEBA), nos dias 7 e 8 de abril, no mesmo local.

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, que representou o secretário da Educação do Estado em exercício, Danilo Souza, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos fóruns municipais em toda a Bahia. “A grande mensagem que fica de provocação neste encontro é que os fóruns municipais de educação possam garantir a sua competência e necessidade juntos aos municípios. Os fóruns são criados com a grande meta de monitorar a consolidação dos planos municipais que foram constituídos e publicados por meio de lei nos seus municípios. Não podemos perder de vista o papel dos fóruns municipais e do FEEBA na tentativa de ampliar o controle social e o diálogo com sociedade civil para poder qualificar ainda mais a pauta da educação pública do Estado”.

A coordenadora do FEEBA, Alessandra Assis, falou sobre a aprovação da carta prepositiva elaborada durante o encontro. “Essa carta é uma construção coletiva na qual os coordenadores expressam os seus repúdios, denunciam  todo esse conjunto de retrocessos na Educação e, também, anunciam as suas disposições para continuar lutando pela educação de qualidade para todos, principalmente, através dessa grande articulação de fóruns, que são espaços permanentes, onde em cada município podem se reunir representações de pais, estudantes e sindicatos de todas as organizações daqueles municípios que são interessados no desenvolvimento da educação”.

Dentre os representantes eleitos, está Jeane Rufina, que foi reeleita coordenadora do Fórum Municipal de Serra do Ramalho para continuar atuando como articuladora de cinco territórios com 81 municípios envolvidos. “Estou muito feliz com a eleição. Essa aproximação entre os fóruns municipais e o estadual é de grande importância para o fortalecimento das políticas públicas educacionais. Fortalecendo os municípios, consequentemente a educação da Bahia também é fortalecida para conseguir galgar os seus índices educacionais. Dentre os temas discutidos destaco monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação, pois através da desse monitoramento do alcance eficiente das estratégias dos indicadores e das metas a gente consegue melhorar a vida dos meninos e meninas da educação pública do estado da Bahia”, comentou.

Foto: Divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem