Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto recebe selo de acreditação ONA



Unidade entra para o seleto grupo das seis maternidades do país ligadas ao SUS com o selo de qualidade

A Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto agora é certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com a homologação da acreditação, a unidade que é custeada pelo Governo do Estado da Bahia e está sob a administração compartilhada do IGH – Instituto de Gestão e Humanização, entrou para o seleto grupo das seis maternidades ligadas ao SUS – Sistema Único de Saúde no país com o selo de qualidade. Na prática, a certificação representa mais qualidade na assistência à saúde prestada à população baiana, com maior segurança para os pacientes e profissionais, bem como padronização dos fluxos e protocolos do serviço, garantindo acolhimento eficaz e adequado.

Para alcançar o resultado, há cerca de um ano a unidade iniciou um amplo processo de implementações e adequação de fluxos para assegurar o alto nível de atendimento. O equipamento passou por rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento. O certificado, reconhecido em todo país, é chancelado pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua) e confirma o grau de excelência da série de itens avaliados na unidade.

“A certificação ONA 1 é o reconhecimento de todo trabalho desenvolvido pelas equipes da Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto. Revela também que com o empenho de todos conseguimos ofertar para os pacientes do SUS uma assistência com nível de qualidade semelhante às principais unidades de saúde do país. É uma conquista dos colaboradores, da gestão, mas principalmente dos pacientes que são acolhidos em nossa unidade”, comemorou Daniela Matos, diretora médica da maternidade. 

 

Maternidade

A Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto possui 282 leitos.  A unidade presta, também, atendimentos que necessitem de atenção médica imediata. O acolhimento ambulatorial da unidade tem por finalidade prestar atendimento na gestação de alto risco e acompanhamento dos recém-nascidos (RN) egressos da UTI e UCI Neonatal, bem como terceira etapa do projeto Canguru.

Crédito imagens: Leonardo Rattes

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem