Estão abertas as inscrições para a Cozinha Show da 12ª edição da Feira da Agricultura Familiar



Quer conhecer um pouco mais sobre a cultura de um povo? Saboreie os pratos típicos da Gastronomia Popular. E, na Bahia, a diversidade de cardápio popular é tanta que este será o tema da Cozinha Show da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontecerá entre os dias 15 a 19 de dezembro, no Parque Costa Azul. A inscrição para participar da Cozinha Show poderá ser realizada no site da SDR. As vagas são limitadas.

Na Cozinha Show os participantes irão aprender, em aulas práticas, a elaboração de receitas com produtos da agricultura familiar baiana. Serão seis renomados chefs de cozinha convidados, que irão abordar sobre as iguarias e suas peculiaridades como formas de cocção, harmonização e outras dicas importantes da gastronomia popular.

A Cozinha Show – Gastronomia Popular, será realizada de quinta (16) a domingo (19), com a presença de chefs de cozinha como Solange Borges, Fabrício Lemos, Lili Almeida, Jorge Washington, Uerisleda Moreira e Matheus Almeida. Participarão ainda baristas e um especialista em cachaça preparando maravilhosos drinks.

Neste ano, foram escolhidos produtos como dendê, ostras, mandioca, carne de ovinos e caprinos, farinha de copioba, licuri, chocolate, plantas alimentícias não convencionais (PANC) e mariscos, da Baía de Todos os Santos. O objetivo é partilhar conhecimentos sobre a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis com estudantes, pesquisadores, agricultores e lideranças der comunidades tradicionais.

O chef Fabrício Lemos, do restaurante Origem, fala da sua expectativa para o evento. “Eu estou preparando um nhoque que será feito com aipim, que é da agricultura familiar, mais um molho de moqueca com azeite de dendê artesanal, produzido por Solange Borges. E vou usar os frutos do mar, da Repescar, para compor o prato. Utilizo os produtos da agricultura familiar no dia a dia dos restaurantes porque são produtos incríveis e de ótimo custo-benefício”.

Além da Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz (Repescar), cooperativas como a Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (COOAP), Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Coopirecê), Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopesba) e Associação da comunidade indígena Payayá também vão demonstrar os seus produtos nas aulas dos chefs.

 

A Feira

A 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária acontece de 15 a 19 de dezembro com a comercialização de 1.500 produtos de 200 cooperativas e associações de todo o interior do estado. A Feira é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes).


Programação

Quinta-feira - 16/12/2021 

15h30min - Aula com a Chef Solange Borges 

17h - Aula com o Chef Fabício Lemos 


Sexta-feira - 17/12/2021

15h30 -Aula com Chef Surpresa 

17h - Aula com o Chef Matheus Almeida 

 

Sábado - 18/12/2021

15h30min - Aula com Chef Surpresa 

17h - Aula com o AfroChef Jorge Washington 

 

Domingo - 19/12/2021

15h30min - Aula com a Chef Uerisleda Moreira 

17h - Aula com a Chef Lili Almeida 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem