Canindé é exemplo de bom trabalho em vacinação no Estado de Sergipe

A cidade de Canindé do São Francisco no Estado de Sergipe se destaca entre as demais por seu trabalho realizado de vacinação contra a Covid-19. Desde o início realizado pele secretaria de saúde do município que os números apresentados são satisfatórios. 

Iniciada no dia 19 de janeiro de 2021, Canindé já aplicou como primeira dose 21.649, na segunda dose 18.627, na terceira dose 1.745 e como dose única 275. No total, até o momento já foram aplicadas 24.296 na população local. 


O sucesso da vacinação em Canindé se deve ao planejamento feito pela secretaria de saúde para melhor atender ao cidadão e à dedicação dos profissionais da área que estão na linha de frente do combate à doença e no programa de imunização.


Foram montados locais fixos de vacinação, na sede e nos povoados, que funcionam diariamente para atendimento, seja aplicando as doses na data definida, seja para receber os que deixaram de ir ao dia certo. Para isto, a população encontra atendimento na UBS Hilda Fernandes (SESP), UBS Marcelo Deda, UBS Maria Virgulino (Capim Grosso), UBS Francelina Lisboa (Curituba) e UBS Ednaldo Vieira de Barros (Cuiabá).


Vacinação em horário estendido


Com a identificação de que algumas pessoas deixaram de se vacinar, seja com a primeira dose ou a segunda, a prefeitura criou programas para ajudar na identificação e vacinação em horário estendido. Agora todos podem ir das 08h às 20h em dias pré-estabelecidos, e receberá o imunizante.


Vacinação nas escolas 


Com o retorno das aulas, foi também criada a vacinação nas escolas para os adolescentes. Identificou-se que o local de estudos é um dos principais onde boa parte da população de Canindé se encontra diariamente, e este motivo levou a definir como prioridade a ação. Foi um grande acerto da secretária Rosacy Alves.


Vacinamóvel


Diz o dito popular que “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé”. E ao montar o Vacinamóvel, mais um projeto que leva o imunizante diretamente na porta das casas das pessoas em Canindé, a secretaria de saúde levou a cabo a frase e está buscando vacinar aquelas pessoas que deixaram de ir ou mesmo ainda não receberam a primeira dose.


O projeto visou aumentar a quantidade de pessoas vacinadas contra Covid-19 na cidade e seu início se deu no dia 02 de dezembro de 2021, nos bairros Beira Rio e Olaria. Com o sucesso, todas as semanas desde então, são realizados de dois a três Vacinamóveis, em bairros de difícil acesso, o que colabora para aumentar a proteção de mais Canindeenses, bem como os índices de vacinados.


Hospital


Foram criados sete leitos para atendimentos das pessoas infectadas pelo Coronavírus no Hospital Haydee de Carvalho. Já foram atendidas pela equipe médica responsável pelo tratamento dos infectados 2.491 pessoas. O trabalho realizado na saúde no município se destaca das demais secretarias, isto acontece, possivelmente, porque diariamente equipes estão empenhadas em salvar vidas, seja por causa da Covid-19 ou pelos atendimentos diários que são feitos por causa de outras enfermidades ou traumatismos decorrentes de acidentes.


A pandemia ainda não acabou por isso a população deve continuar a, usar máscaras, evitar aglomerações, higienizar as mãos com frequência, mantenha o distanciamento social e só saia de casa quando necessário. Canindé e o Brasil precisam de você para vencer essa luta pela vida. 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem