Aliado de Bolsonaro, Steve Bannon é preso após recusa em colaborar na investigação do ataque ao Capitólio

Principal conselheiro do ex-presidente norte-americano Donald Trump, Steve Bannon entregou-se ao FBI na manhã de hoje (15).

Reprodução do Instagram de Steve Bannon

Steve Bannon, conselheiro do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, se entregou a autoridades federais nesta segunda-feira (15) para enfrentar acusações de desacato ao Congresso norte-americano. Bannon foi indiciado na sexta-feira (12) por dois atos de desacato. Ele se recusou a testemunhar e a entregar documentos para o comitê legislativo que investiga a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Bannon foi detido pela manhã e deverá comparecer ao tribunal no final da tarde desta segunda. Ele compareceu a um escritório do FBI em Washington por volta de 9h40 no horário local. Cada uma das duas acusações contra Steve Bannon podem ser punidas com 1 mês a 1 ano de prisão, além de multa de até mil dólares. 

Segundo informações da CNN Internacional, Bannon disse a repórteres "estamos derrubando o regime de Biden" (em referência ao atual presidente dos EUA, Joe Biden, que derrotou Trump nas eleições de 2020). Antes de entrar no escritório do FBI, Bannon também pediu para que seus apoiadores "continuem focados na mensagem". 

Steve Bannon, que não quer depor ao Congresso, se amparou em uma ação judicial apresentada por Trump para impedir que certos documentos relacionados com os acontecimentos ocorridos sejam revelados, pedindo ao comitê que adie o seu comparecimento até que a justiça decida, o que foi rejeitado.

Aliado da família Bolsonaro 

Bannon é também aliado da família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), especialmente de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O deputado federal e filho do presidente brasileiro se declara líder latino do movimento conservador comandado por Bannon. 

O estrategista de Donald Trump também esteve em um evento com Jair Bolsonaro em março de 2019. Em agosto de 2020, Bannon foi preso, acusado de engar doadores no esquema de arrecadação de fundos para construir um muro na fronteira entre EUA e México. Após pagar uma fiança de US$ 5 milhões, Bannon foi solto.

Carla Kunze com informações do UOL Notícias

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem