Metaverso - Zuckerberg publica carta aos usuários do Facebook falando da novidade tecnológica

Imagem do perfil oficial de Mark Zuckerberg no FB

Em texto publicado nesta quinta-feira (28) em seu perfil oficial do Facebook, o criador da rede social explanou nobre novas tecnologias e a visão de futuro nas relações entre os usuários com o Metaverso:

"Neste futuro, poderá teletransportar-se instantaneamente como um holograma para estar no escritório sem viagem, num concerto com amigos, ou na sala de estar dos seus pais para colocar a conversa em dia."


Publicação de 28/10/2021 no perfil oficial de Marck Zuckerberg


Além de explicar na Carta os fundamentos do Metaverso, Zuckerberg vai além, dá sinais de que irá popularizar a tecnologia ao máximo e até promete gerar empregos:

"Queremos que os nossos serviços sejam acessíveis ao maior número possível de pessoas, o que significa trabalhar para que eles custem menos, não mais."

"Planeamos vender nossos dispositivos a preço de custo ou subsidiados para disponibilizá-los a mais pessoas."

"Nossa esperança é que dentro da próxima década, o metaverso alcance um bilhão de pessoas, acolha centenas de bilhões de dólares de comércio digital e apoie empregos para milhões de criadores e desenvolvedores.


O que é Metaverso

Neal Stephenson cunhou a palavra “metaverso” em seu romance de ficção científica Snow Crash, de 1992. Na narrativa, o “metaverso” é uma versão em realidade virtual da internet, onde um universo alternativo existe em um espaço compartilhado, usando elementos do mundo real, como ruas, edifícios, salas e objetos do cotidiano. As pessoas transitam neste universo como avatares, representações 3D que podem interagir com outras pessoas através de seus avatares e também interagir com entidades parecidas com avatares, mas que são, na verdade, agentes de software. (Fonte: com informações do site Computerworld)

A Carta

Leia aqui a tradução completa da publicação:

"CARTA DO FUNDADOR, 2021

Estamos no início do próximo capítulo para a internet, e é o próximo capítulo para a nossa empresa também.
Nas últimas décadas, a tecnologia deu às pessoas o poder de se conectar e se expressar de forma mais natural. Quando comecei o Facebook, digitávamos principalmente texto em sites. Quando conseguimos telefones com câmeras, a internet ficou mais visual e móvel. À medida que as conexões se tornaram mais rápidas, o vídeo se tornou uma forma mais rica de compartilhar experiências. Passámos do desktop para a web para o telemóvel; do texto para as fotos para o vídeo. Mas isto não é o fim da linha.
A próxima plataforma será ainda mais imersiva -- uma internet encarnada onde você está na experiência, não apenas olhando para ela. Chamamos a isto o metaverso, e ele vai tocar em todos os produtos que construímos.
A qualidade definidora do metaverso será um sentimento de presença -- como se estivesses ali com outra pessoa ou noutro lugar. Sentir-se verdadeiramente presente com outra pessoa é o sonho final da tecnologia social. É por isso que estamos focados em construir isto.
No metaverso, você será capaz de fazer quase tudo o que possa imaginar -- reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, comprar, criar -- bem como experiências completamente novas que não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje y. Fizemos um filme que explora como você poderia usar o metaverso um dia.
Neste futuro, poderá teletransportar-se instantaneamente como um holograma para estar no escritório sem viagem, num concerto com amigos, ou na sala de estar dos seus pais para colocar a conversa em dia. Isto vai abrir mais oportunidades, não importa onde vives. Poderás gastar mais tempo naquilo que te importa, reduzir o tempo no trânsito e reduzir a tua pegada de carbono.
Pense em quantas coisas físicas você tem hoje que poderiam ser apenas hologramas no futuro. Sua TV, sua configuração de trabalho perfeita com vários monitores, seus jogos de tabuleiro e muito mais -- em vez de coisas físicas montadas em fábricas, serão hologramas projetados por criadores de todo o mundo.
Você passará por essas experiências em diferentes dispositivos -- óculos de realidade aumentada para se manter presente no mundo físico, realidade virtual para estar totalmente imersa e telefones e computadores para saltar das plataformas existentes. Isto não se trata de gastar mais tempo nos ecrãs, mas sim de tornar o tempo que já passamos melhor.
NOSSO PAPEL E RESPONSABILIDADE
O metaverso não será criado por uma empresa. Será construído por criadores de conteúdo e desenvolvedores que criam novas experiências e itens digitais que são interoperáveis e desbloqueiam uma economia criativa massivamente maior do que aquela limitada pelas plataformas de hoje e suas políticas.
Nosso papel nesta jornada é acelerar o desenvolvimento das tecnologias fundamentais, plataformas sociais e ferramentas criativas para dar vida ao metaverso, e tecer essas tecnologias através de nossos aplicativos de redes sociais. Acreditamos que o metaverso pode permitir melhores experiências sociais do que qualquer coisa que existe hoje, e dedicaremos nossa energia para ajudar a alcançar seu potencial.
Como escrevi na carta do nosso fundador original: "não construímos serviços para ganhar dinheiro; ganhamos dinheiro para construir melhores serviços. "
Esta abordagem serviu-nos bem. Construímos o nosso negócio para apoiar investimentos muito grandes e a longo prazo para construir melhores serviços, e é isso que planeamos fazer aqui.
Os últimos cinco anos foram humildes para mim e para a nossa empresa de muitas maneiras. Uma das principais lições que aprendi é que construir produtos que as pessoas adoram não é o suficiente.
Ganhei mais apreço que a história da internet não é simples. Cada capítulo traz novas vozes e novas ideias, mas também novos desafios, riscos e perturbações de interesses estabelecidos. Precisamos trabalhar juntos, desde o início, para dar vida à melhor versão possível deste futuro.
Privacidade e segurança precisam de ser incorporadas no metaverso desde o primeiro dia. Assim como padrões abertos e interoperabilidade. Isto vai exigir não apenas um novo trabalho técnico -- como apoiar projetos de criptografia e NFT na comunidade -- mas também novas formas de governança. Acima de tudo, precisamos de ajudar a construir ecossistemas para que mais pessoas tenham uma participação no futuro e possam beneficiar não apenas como consumidores, mas como criadores de conteúdo.
Este período também tem sido humilde porque, por mais grande que somos uma empresa, também aprendemos o que é construir noutras plataformas. Viver sob as suas regras moldou profundamente as minhas opiniões sobre a indústria tecnológica. Cheguei a acreditar que a falta de escolha para os consumidores e as taxas alta para os desenvolvedores estão sufocando a inovação e segurando a economia da internet.
Tentámos tomar uma abordagem diferente. Queremos que os nossos serviços sejam acessíveis ao maior número possível de pessoas, o que significa trabalhar para que eles custem menos, não mais. Nossos aplicativos móveis são gratuitos. Nosso modelo de anúncios foi projetado para fornecer às empresas os preços mais baixos. Nossas ferramentas de comércio estão disponíveis a preço de custo ou com taxas modestas. Como resultado, bilhões de pessoas adoram os nossos serviços e centenas de milhões de empresas dependem das nossas ferramentas.
Essa é a abordagem que queremos trazer para ajudar a construir o metaverso. Planeamos vender nossos dispositivos a preço de custo ou subsidiados para disponibilizá-los a mais pessoas. Continuaremos a apoiar side-loading e streaming a partir de PCs para que as pessoas tenham escolha, em vez de forçá-las a utilizar a Loja Quest para encontrar apps ou alcançar clientes. E vamos procurar oferecer serviços de desenvolvedores e criadores de conteúdo com taxas baixas no maior número possível de casos para que possamos maximizar a economia criativa geral. Temos de nos certificar de que não perdemos muito dinheiro pelo caminho.
Nossa esperança é que dentro da próxima década, o metaverso alcance um bilhão de pessoas, acolha centenas de bilhões de dólares de comércio digital e apoie empregos para milhões de criadores e desenvolvedores.
QUEM SOMOS
Enquanto embarcamos neste próximo capítulo, pensei muito sobre o que isto significa para a nossa empresa e a nossa identidade.
Somos uma empresa focada em conectar pessoas. Embora a maioria das empresas de tecnologia se concentre na forma como as pessoas interagem com a tecnologia, nós sempre nos focamos em construir tecnologia para que as pessoas possam interagir umas com as outras.
Hoje somos vistos como uma empresa de redes sociais. O Facebook é um dos produtos tecnológicos mais usados na história do mundo. É uma marca icônica de mídia social.
Criar aplicativos sociais sempre será importante para nós, e há muito mais para construir. Mas, cada vez mais, não é tudo o que fazemos. No nosso DNA, construímos tecnologia para unir as pessoas. O metaverso é a próxima fronteira em conectar pessoas, tal como a rede social era quando começámos.
Neste momento a nossa marca está tão ligada a um produto que não pode representar tudo o que estamos a fazer hoje, quanto mais no futuro. Ao longo do tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa metaverso, e quero ancorar o nosso trabalho e a nossa identidade naquilo que estamos a construir.
Acabamos de anunciar que estamos fazendo uma mudança fundamental na nossa empresa. Estamos agora a analisar e a informar o nosso negócio como dois segmentos diferentes: um para a nossa família de apps e outro para o nosso trabalho em plataformas futuras. Nosso trabalho no metaverso não é apenas um desses segmentos. O metaverso engloba tanto as experiências sociais quanto a tecnologia futura. À medida que ampliamos nossa visão, é hora de adotarmos uma nova marca.
Para refletir quem somos e o futuro que esperamos construir, tenho orgulho de compartilhar que nossa empresa agora é Meta.
Nossa missão continua a mesma -- ainda é sobre unir pessoas. Nossos aplicativos e suas marcas também não estão mudando. Ainda somos a empresa que projeta tecnologia perto das pessoas.
Mas todos os nossos produtos, incluindo as nossas aplicações, agora partilham uma nova visão: ajudar a dar vida ao metaverso. E agora temos um nome que reflete a amplitude do que fazemos.
A partir de agora, seremos primeiro metaverso, não primeiro no Facebook. Isso significa que, com o tempo, você não precisará de uma conta do Facebook para usar nossos outros serviços. À medida que a nossa nova marca começa a aparecer nos nossos produtos, espero que as pessoas de todo o mundo venham a conhecer a marca Meta e o futuro que defendemos.
Costumava estudar Clássicos, e a palavra "meta" vem da palavra grega que significa "além". Para mim, simboliza que há sempre mais a construir, e há sempre um próximo capítulo na história. A nossa história é uma história que começou num dormitório e cresceu além de tudo o que imaginávamos; numa família de aplicativos que as pessoas usam para se conectar umas com as outras, para encontrar a sua voz e para começar empresas, comunidades e movimentos que mudaram o mundo.
Estou orgulhoso do que construímos até agora, e estou entusiasmado com o que vem a seguir -- à medida que avançamos além do que é possível hoje, além das restrições dos ecrãs, além dos limites da distância e da física, e rumo a um futuro onde todos possam estar presentes w uns com os outros, criam novas oportunidades e experimentar coisas novas. É um futuro que está além de qualquer empresa e que será feito por todos nós.
Nós construímos coisas que uniram as pessoas de novas formas. Aprendemos por lutar com questões sociais difíceis e viver sob plataformas fechadas. Agora é hora de pegar em tudo o que aprendemos e ajudar a construir o próximo capítulo.

Estou a dedicar a nossa energia a isto -- mais do que qualquer outra empresa no mundo. Se este é o futuro que queres ver, espero que te juntes a nós. O futuro vai ser além de tudo o que possamos imaginar."

Texto de Carla Kunze


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