Visionária, Dilma já previa que isso era possível: Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica

Em 2015, quando Dilma disse em uma Conferência da ONU sobre a possibilidade de se estocar vento para produzir energia, muita gente riu da presidente, por não entender sua linha de pensamento revolucionário.

Diversos órgãos de imprensa ironizaram a fala da ex-presidente, acompanhados pela oposição que não conseguiram enxergar ali, uma visão macro de Dilma sobre o assunto.

Vale lembrar que Dilma foi ex-secretária de energia do Rio Grande do Sul e ex-ministra das Minas e Energia do governo Lula, e não só aperfeiçoou como foi responsável pela integração de diferentes formas de produção de energia elétrica no Brasil.

Usando metáforas, Dilma avaliou que se o mundo pudesse criar uma tecnologia para armazenar energia do vento (éolica) como fez com a energia elétrica, teríamos condições de usar a energia verde -sustentável, em grande escala mundial, aliviando a questão da energia elétrica e a emissão de dióxido de carbono.

Foto Reprodução

O fato é que é sim, possível armazenar energia eólica ou estocar vento, como disse Dilma na ONU. Confira abaixo!

E prova disso, é que o Rio Grande do Norte, maior produtor de energia eólica do país na área, deverá estocar energia produzida pelo vento.

O projeto considerado o primeiro da América Latina, deverá armazenar cerca de 400 megawatts e com previsão de operar por 35 anos.

A empresa EV Consultoria será responsável pelo projeto de captação de energia eólica.

De acordo com o governo do estado, a solução da Energy Vault , foi vencedora do Prêmio “Pioneiros de Tecnologia 2020” do Fórum Econômico Mundial (Davos) e já passou por experimentações. “
A tecnologia que a empresa pretende trazer para o RN já foi testada na Suíça e utiliza blocos de concreto empilhados em torres de até 120 metros de altura para armazenar energia potencial gravitacional.

Fátima Bezerra-PT, governadora do estado, aponta que este tipo de energia é essencial para este momento crítico que o país enfrenta com a crise hídrica, gerando pequenos apagões e elevando o custo da tarifa energética no Brasil.

Se o presidente quisesse poderia investir em energia eólica e subsidiar energia solar para as famílias de baixa renda no país, favorecendo o uso de energia limpa e sustentável, deixando a energia elétrica para as grandes empresas e serviços.

O mundo não gira, ele capota, como diz a expressão popular. E Dilma se mostrou certa, novamente.

Por Katia Figueira de Oliveira

Fonte: CicloVivo e G1

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem