Dia da Árvore é um bom momento para se refletir sobre o desmatamento


No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, data que marca o início da Primavera do hemisfério sul. A "Festa Anual das Árvores", instituída em todo o território nacional por um Decreto de 1965, criou uma versão brasileira do “Dia da árvore" comemorado mundialmente em 21 de março, início da Primavera no hemisfério norte.

A data marca o momento de reflexão e sensibilização das pessoas para a importância de se preservarem as árvores para o equilíbrio do ambiente. Os benefícios das florestas ao planeta Terra variam do armazenamento de carbono e conservação do solo até a regulação do ciclo da água. Elas apoiam os sistemas alimentares naturais e humanos e fornecem habitat para inúmeras espécies.

No Brasil, a Amazônia e o Cerrado vêm sofrendo com o crescente desmatamento, situação que destrói ecossistemas e coloca milhões de vidas em risco. 

Alguns impactos do desmatamento:

  • Perda da biodiversidade – As espécies perdem o habitat ou não conseguem sobreviver.

  • Modificação do clima – É reduzida a capacidade da floresta de absorver o gás carbônico (CO2) poluidor. Ao mesmo tempo, existe uma presença maior de CO2 liberado com a queima de árvores.
     
  • Perda do ciclo hidrológico – O desmatamento reduz os serviços hidrológicos providenciados pelas árvores, que são fundamentais. No Brasil, uma parte do vapor d’água que emana das florestas é transportada pelo vento até as regiões do Centro-Sul, onde está localizada a maior parte da atividade agrícola do país.

  • Impactos sociais – Com a redução das florestas, as pessoas que dela sobrevivem têm menos possibilidade de usufruir os benefícios dos recursos naturais que esses ecossistemas oferecem. Isso se traduz em mais pobreza e por vezes em migração.

Carla Kunze com informações do site WWF.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem