Coronavírus - sequenciamento feito pela Feevale aponta avanço da variante Delta no RS

Entre os gaúchos, cepa indiana já é responsável por 75% dos casos de covid-19

Getty Images/iStockphoto

Um novo sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS), aponta para o avanço da variante Delta do novo coronavírus no estado do Rio Grande do Sul. 

Foram coletadas 74 amostras, entre o final de julho e início de setembro, em 12 cidades gaúchas, além de um município catarinense e outro do Amapá, no norte do Brasil. 

Entre as amostras analisadas, a cepa indiana representa 75% dos casos, diante de 25% da Gama, também conhecida como P1, identificada primeiramente em Manaus. Em pesquisa anterior, realizada em julho também pela Feevale, o resultado foi invertido: 75% das amostras eram da variante Gama, enquanto 25% tratavam-se da Delta.

Segundo o responsável pelo estudo, o virologista Fernando Spilki, professor da Feevale e coordenador da Rede Corona-ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a regularidade do sequenciamento genômico permite acompanhar o comportamento da variante Delta no Estado.

Os resultados da pesquisa estão disponíveis em bases de dados públicos nacionais e internacionais, e posteriormente, serão submetidos à publicação em periódico científico.

Carla Kunze com informações do GZH


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem