Certificado de vacinação contra a Covid-19 pode ser obtida na plataforma Conecte SUS

Quem já tomou a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19, pode obter o comprovante de imunização digital através da plataforma Conecte SUS (disponível na web ou em aplicativo para iOS e Android).


Com esta ferramenta é possível consultar o tipo de vacina aplicada, lote de fabricação e a data em que a dose foi aplicada.

O certificado é necessário para quem quer viajar, por exemplo. Países como a França e Suíça exigem comprovante de vacinação. Pelo aplicativo é possível emitir o certificado em inglês e espanhol.
A ferramenta também disponibiliza o histórico de exames, consultas e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e serve como uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde, o bom e velho "Cartão do SUS".

Veja como é fácil acessar o sistema e se cadastrar:

Etapa 1- Criar uma conta no gov.br


1- Clique nesse link e selecione "Iniciar".

2- Você será levado para uma página com o botão "Crie sua conta gov.br". Clique nele e então escolha entre uma das opções de cadastro (a mais simples é através do CPF).

3- Depois de preencher os dados solicitados, você receberá um código de confirmação por e-mail ou SMS. Copie e cole-o no local indicado da página.

4 - Feita essa confirmação, é necessário criar uma senha de no mínimo oito caracteres. Depois disso, o cadastro no gov.br estará completo.


Etapa 2 - Obter o certificado de vacinação digital



1 - Baixe o aplicativo Conecte SUS em seu smartphone ou acesse esse link.

2 - No bloco azul intitulado "Cidadão", clique em "Acessar" e depois em "Entrar com gov.br". Ali você deverá digitar o CPF e a senha criada para o sistema do governo.

3 - Você será automaticamente levado para a página inicial do Conecte SUS. Clicando no ícone "Vacinas", você verá as informações sobre qual tipo de imunizante recebeu, o número de doses aplicadas, o lote e o local de vacinação.

4 - Na parte inferior da página você encontrará também o botão “Carteira de Vacinação Digital”.

© Conecte SUS Conecte SUS

5 - Clique nele e automaticamente será gerado um documento com as informações do cidadão e das vacinas aplicadas, além de um QR Code que poderá ser utilizado pelas autoridades competentes para validar o documento.

6 - Na parte superior da página, clique na opção “PDF”. Será feito o download do certificado para o telefone ou computador do usuário. Ele é válido por um ano em todo território nacional. Para quem já tomou duas doses do imunizante, ou a dose única da Jansen, a plataforma permite que o certificado seja emitido em português, inglês e espanhol. A opção está na parte de cima, com as bandeiras dos três países, ao lado do botão para gerar o PDF. Para quem tomou uma dose apenas, o aplicativo emite o documento automaticamente em português, sem dar a opção de outros idiomas.

Fonte: MSN

Foto: © Conecte SUS/Divulgação -Crédito

Texto: Kátia Figueira de Oliveira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem