Vem aí uma nova eleição para a presidência da Câmara de vereadores


Se você não é versado na arte da politica terá muito problema em entender como funcionam as leis na Câmara Municipal da cidade de Canindé do São Francisco em Sergipe. Lá é comum ter eleição para a presidência da casa para mandatos de sois anos e antes mesmo que se encerrem, realizaram novas eleições. O caso é tão estranho que acontecem meses antes.

Lá também se tem a cultura do “sumiço dos vereadores”. Isto consiste em, faltando algo como quinze dias anterior a data da votação para a escolha do presidente, um grupo se ausentar do munícipio para destino ignorado até por seus familiares.

Há notícias de que os “sumidos” viajam em carros juntos, os automóveis não podem manter distancia um do outro que não sejam vistos, os celulares são desligados e guardados. E até mesmo em hotel escolhido todos dormem no mesmo quarto. Tudo isto para que nenhum deles possa ser cooptado por outro candidato.

Agora, com o falecimento do presidente, Adilson Galindo, que também tinha antecipado a eleição, como de costume, segundo regimento interno da Câmara diz, “que em caso de morte o titular haverá nova eleição”. Ouse seja todas as negociações que foram realizadas zeraram, e haverá nova disputa.

Por falar em disputa para uma nova eleição da mesa diretora, vários são os nomes que se apresentam para a disputa. Já se fala que Zé Caloi, atual vice-presidente, Adriano de Bomfim, Juarez de Vavá, Eliel Caetano e Hugo de Pank estão pré-candidatos ao cargo. A disputa impacta fortemente o destino do município, já que candidatos da oposição estão se mexendo muito bem nos bastidores. Quem deve estar com a barba de molho é o prefeito Weldo Mariano que não contava com este problema.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem