SEDUC de Remanso avalia de forma positiva primeiro mês do Canal Rede de Saberes no ar


A Prefeitura de Remanso através da Secretaria de Educação colocou no ar há cerca de um mês, o canal Rede de Saberes, no You Tube, que disponibiliza aulas virtuais para alunos das escolas municipais. Após esse período inicial, a avaliação tem sido positiva por parte dos educadores e o canal já contabiliza mais de 7 mil visualizações.

A coordenadora Pedagógica da Seduc, Renata Rios, considera que o canal tornou-se uma ferramenta fundamental para o processo de ensino aprendizagem da educação atual. “Vivemos uma nova era educacional e sabemos que nada será mais como antes, apropriar-se de novos conhecimentos, utilizar a tecnologia a nosso favor e nos mantermos atentos às necessidades de nossos alunos, percebendo os interesses e afinidades dos mesmos é primordial para o desenvolvimento das práticas pedagógicas funcionais”, pontuou.

Para a professora Conceição Santos a gravação das videoaulas é também uma oportunidade de aprendizado para os educadores. “É uma experiência muito boa, poder contribuir com o canal, e com esse momento de dificuldade que enfrentamos todos nós, tanto alunos como professores. É uma nova forma de promover educação onde todos aprendem. Achei louvável a iniciativa da prefeitura de disponibilizar mais essa ferramenta de ensino para a comunidade escolar”, destacou a professora.

Já o professor Paulo Costa considera o momento uma oportunidade de reflexão. “Pra mim foi um desafio, uma oportunidade de me autoavaliar e de melhorar minha postura em sala de aula dando uma aula expositiva. Me trouxe essa reflexão de poder ver onde posso melhorar e o desejo é poder ter outras oportunidades para aprimorar ainda mais. Embora tenha sempre aquela apreensão e a preocupação de como vai ser, é motivador”, pontuou.

As aulas do Rede de Saberes entram no ar todas as terças e quintas mantendo o conteúdo programado sempre atualizado com aulas para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos – EJA). A coordenadora da Educação Infantil, Aline Mota destaca a importância de aulas contextualizadas para cada faixa etária. “Através dos vídeos para o público infantil, tem sido possível levar aos nossos alunos uma aula colorida, divertida e muito significativa”, e conclui, “se pudesse resumir tudo isso em algumas palavras eu diria que o canal é a expressão da Educação Pública de qualidade que tanto queremos, construída com a participação de todos”, afirmou.

Além de serem disponibilizadas através do canal, as videoaulas são enviadas para os pais e alunos, através dos grupos de WhatsApp das escolas. Para a secretária Neila Regis, “neste momento de pandemia, é importante que os alunos não fiquem desassistidos e que possam dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem, mesmo que de forma virtual”, frisou.

Ela reafirma ainda o compromisso da gestão municipal com uma educação de qualidade. “Preparamos um material de excelência, com professores qualificados da nossa rede de ensino, porque isso é uma preocupação do nosso prefeito e de toda a secretaria, e o resultado tem sido gratificante com grande adesão tanto por parte dos alunos quanto dos docentes. Produzimos aulas muito boas e que de fato promovem aprendizado. Compreendemos que o ideal é estar na sala de aula, em contato com outros alunos, mas nesse momento de pandemia em que precisamos manter o distanciamento, são ferramentas como as videoaulas que nos permitem dar esse suporte aos alunos”, conclui Régis.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem